top of page
PORTALDOMÁRIO.png

História

A Escola Municipal Zilda Arns foi inaugurada em 02 de fevereiro, primeiro dia letivo do ano de 2010, pelo então prefeito Marcio Lacerda, com a presença da Secretária Municipal de Educação, Macaé Evaristo. 

Com uma área total de 6.916,2 m², área construída de 3.261,63 m² e capacidade para atender até 960 alunos, a escola é composta por 15 salas, sendo 3 no primeiro pavimento, refeitório, auditório com capacidade para 130 pessoas, laboratório de informática, pátio coberto e pátio descoberto, instalações sanitárias com acessibilidade,  um ginásio coberto, quadra poliesportiva com arquibancada para 130 pessoas, vestiários masculino e feminino também com instalações sanitárias, rampa de acessibilidade e dois estacionamentos. No segundo pavimento estão 12 salas de aulas, biblioteca, sala de linguagens, laboratório de ciências e instalações sanitárias com acessibilidade.

 

A escola foi uma conquista do Orçamento Participativo e, por força e presença da comunidade, o empreendimento foi realizado e entregue no final do ano de 2009. A unidade, que atende estudantes dos três ciclos de formação do ensino fundamental, participa dos projetos Escola Integrada, Escola Aberta e Floração. No ato da inauguração, a escola recebeu o nome do bairro em que se localiza e por, aproximadamente, nove meses chamou-se “Escola Municipal do Bairro 

Visconde do Rio Branco”.  Entretanto, a comunidade concluiu que a escola necessitava de um nome que a representasse e fizesse parte da construção da sua identidade. Partindo dessa necessidade, realizou-se uma eleição e o nome escolhido foi “Zilda Arns”. Assim, o projeto de Lei 1.212/2010, de autoria do então vereador João Bosco Rodrigues, propôs homenagem à médica, sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, Doutora Zilda Arns Neuman, que faleceu em janeiro de 2010, num terremoto no Haiti. 

image_edited.jpg

Em 1º de dezembro de 2010, a Lei 10.130/2010 foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), oficializando o nome da escola como “Escola Municipal Zilda Arns”

Conceito da marca

A marca se constitui pela junção de quatro mãos. Essa associação remete a diversos conceitos, dentre os quais:

 

COOPERAÇÃO: as mãos juntas falam da importância do trabalho cooperativo e da combinação de competências, fundamental à educação.

 

DESENVOLVIMENTO: a combinação das mãos forma uma borboleta, símbolo de transformação, de evolução, de aberturaàs mudanças que visam ao crescimento, à beleza, à liberdade.

 

FORMAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA HUMANA: a escolha de quatro mãos refere-se à visão da educação como um processo integral que se fundamenta sobre quatro eixos essenciais:

image.png
image.png

A borboleta é considerada o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da eferemidade da natureza e da renovação.

bottom of page